8 de dez. de 2010

pão recheado de atum

pão recheado de atum

pao-de-atum_comendobem

Ingredientes da massa:

- 3 tabletes de fermento fresco

- 300 ml de água morna

- 200 ml de óleo

- cerca de 5 xícaras de farinha de trigo

- 2 colheres (chá) de sal fino

- 1 gema e 1 colher (sopa) de azeite para pincelar

Ingredientes do recheio:

- 2 latas de atum (retirar a água)

- 1 cebola média picada

- 1/2 cabeça de alho picada

- salsa, cebolinha e orégano desidratados a gosto

- sal fino a gosto

Preparo:

Dissolva o fermento na água morna. Acrescente o óleo e o sal e misture. Incorpore a farinha aos poucos (de 4 e 1/2 a 5 xícaras) até que a massa solte das mãos.

Pegue um recipiente plástico grande e polvilhe com um pouco de farinha. Coloque a massa dentro do recipiente, polvilhe com mais um pouco de farinha e cubra com um pano de prato limpo e seco ou com um filme plástico. Espere até que a massa dobre de volume.

Corte a massa ao meio. Sem sovar, abra uma das metades com o rolo em forma de retângulo. Disponha a metade do recheio sobre a massa e enrole-a. Sele as pontas da massa, dobrando-as para baixo. Faça o mesmo com a outra metade da massa.

Coloque os pães em uma forma retangular grande enfarinhada. Cubra com um pano de prato limpo e seco. Espere dobrar de volume novamente.

Pincele os pães com a mistura de gema e azeite. Leve para assar em forno médio pré-aquecido por cerca de 1 hora ou até dourar.

Dicas:

- A xícara usada como medida na receita tem 250 ml

- A água deve ser amornada para auxiliar na ativação do fermento (teste com a mão, a água não deve queimar a pele). Não esquente demais a água, ou ela causará o efeito contrário ao desejado e desativará o fermento.

- A quantidade de farinha pode variar dependendo da umidade do ar e da umidade contida na própria farinha. Tente não passar das 5 xícaras porque usar farinha em excesso faz com que a massa fique dura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário