15 de dez. de 2010

Bolo de Azeitonas

Bolo de Azeitonas

Ingredientes
- 250g de farinha
- 1 colher sopa fermento pó químico
- 4 ovos
- um copo de azeite
- ½ copo de vinho branco seco
- 180g de azeitonas verdes picadas
- 200g de presunto cru (tipo Parma) picado
- 160g de queijo gruyère ralado
- um pouco de suco de limão

Modo de fazer
Preferencialmente na batedeira, Bata OS ovos e o óleo com a farinha e o fermento. Acrescente o vinho, o suco de limão e Bata mais um pouco. Acrescente o queijo, o presunto e as azeitonas e Bata mais um pouco, até misturar bem.
Asse em fôrma muito bem untada e enfarinhada por quase 1h. Desenforme quente e espere esfriar um pouco antes de servir.

Agora, meus comentários:
- o bolo é muito saboroso, mas meio gordo demais. Acho que dá para reduzir a quantidade de óleo para menos DA metade, porque o gruyère já é um queijo gorduroso. Além disso, eu, por minha conta, tirei toda a gordura do presunto, antes de picar;
- tive a impressão que se, ao invés do presunto, eu tivesse colocado alguns tomatinhos secos picados e umas folhinhas de manjericão o bolo ficaria melhor ainda. Ainda não tentei essa versão e, se alguém resolver tentar, me escreva contando no que deu. Acho pessoalmente que qualquer substituição aqui vai bem, porque o bolo segue a lógica dos bolos então, se não mudarmos muito as proporções de farinha, ovos e fermento, vai que vai. Não deixem de colocar o vinho e o limão, porque dão um sabor todo especial;
- notem que nessa receita não vai sal, pois todos OS ingredientes são bem salgados. Dependendo das substituições que forem feitas, vale corrigir o sal antes de assar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário