21 de dez. de 2010

TARTE TATIN DE MANGA

TARTE TATIN DE MANGA



Massa
200g de farinha de trigo
100g de manteiga
1 colher (sopa) de açúcar
1 pitada de sal
Aproximadamente ¼ de copo de água filtrada

Recheio
1,2 kg de manga
Raspas de 1 limão
½ colher (chá) de canela em pó
100g de açúcar
100g de manteiga [usei só 50g e dá certo]

Massa
Numa vasilha coloque o trigo, o sal, o açúcar e a manteiga cortada em cubinhos. Com uma das mãos faça uma farofa, misturando bem esses ingredientes. Acrescente a água aos poucos, até que a massa fique Lisa e homogênea, formando uma bola. Se necessário, ponha um pouco mais de água, mas sempre aos poucos. Passe um pouquinho de farinha de trigo em Volta DA massa, embrulhe num filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos.

Recheio
Corte as mangas em tiras. Reserve. Numa fôrma redonda, de uns 22cm de diâmetro, coloque o açúcar e a manteiga cortada em cubinhos. Leve ao fogo alto, sem mexer (só mexa a fôrma) até que essa mistura derreta completamente. Não deixe mais tempo do que isso, pois pode queimar. Desligue o fogo. Ajeite as tiras de manga, de modo que não sobre nenhum espaçozinho vazio. Salpique por cima as raspas de limão e a canela em pó.

Abra a massa com um rolo, em superfície enfarinhada. Ajeite sobre a manga, cortando as rebarbas e enfiando as laterais DA massa em Volta do recheio. Asse em forno médio pré-aquecido até que a massa fique dourada. Sirva quente, morna ou fria. Uma bolinha de sorvete de creme é um ótimo acompanhamento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário