21 de dez. de 2010

ALMÔNDEGAS DE FRANGO COM MOLHO DE CENOURA

ALMÔNDEGAS DE FRANGO COM MOLHO DE CENOURA

Para as almôndegas
1 peito de frango sem pele e sem osso (cerca de 500g)
1 cebola média
Raspas e suco de 1 limão
1 dente de alho ralado
1 colher (sopa) de azeite
3 colheres (sopa) rasas de aveia em flocos
2 colheres (sopa) de vinho branco seco
1 colher (chá) de molho inglês
1 colher (chá) de mostarda
Sal e pimenta

Para o molho
3 cenouras médias raladas no ralo grosso
1 cebola picadinha
2 dentes de alho picados
100ml de iogurte natural desnatado
1 xícara de leite desnatado
1 colher (sobremesa) de requeijão light
Sal e pimenta
hortelã fresca para polvilhar

Lave o peito de frango e tempere com o suco de limão. Deixe descansar por 5 minutos, tire o excesso de caldo e pique em pedaços grandes. Num processador, moa-o juntamente com a cebola em pedaços grandes. Use a função pulsar para obter a consistência de moído. Despeje a carne numa vasilha e misture bem com OS demais ingredientes. Uma dica para testar o tempero: esquente uma frigideira antiaderente e frite um pouquinho DA mistura. Prove e tempere mais, se necessário.

Unte uma assadeira com um pouco de óleo, molde as almôndegas com as mãos e ajeite-as na fôrma. Não se preocupe se a mistura estiver um pouco mole e você não conseguir moldar bolinhas perfeitas, é normal, porque a receita não leva farinha nem ovo. Asse em forno médio, preaquecido, por cerca de 30 minutos ou até dourarem.

Para o molho, refogue a cebola e o alho num fio de azeite. Quando começarem a ficar transparentes, junte a cenoura e refogue até murchar. Tempere com sal e pimenta. Acrescente o iogurte, o leite e o requeijão, mexa bem. Sirva quente sobre as almôndegas. Por fim, polvilhe com a hortelã fresca picada grosseiramente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário