25 de mar. de 2011

Torta Búlgara

Torta Búlgara

http://www.rainhasdolar.com/index.php?query=bulgara&amount=0&blogid=1
null

Derreti 300g de chocolate em pó (dos frades) numa panela com 200g de manteiga (com sal mesmo); quando estava homogêneo, tirei do fogo (se você não fizer isso a torta carameliza, endurece) e juntei 6 gemas peneiradas e 250g de açúcar; misturei bem e levei de volta ao fogo em banho-maria por uns 5 minutos até ficar uma coisa linda. Nessa hora é punk para mexer, a massa vira uma espécie de lama super densa. Outro detalhe é que mesmo usando uma quantidade menor de manteiga do que consta em todas as receitas que li, nessa hora a massa ainda soltou um pouco de óleo que removi toda da superfície com a ajudar de uma colher.

Pronto! Foi deitar numa forma apenas untada e levar ao forno médio pré-aquecido, em banho-maria, por algo em torno de 30 a 40 minutos, a depender do poder do teu forno. Desenforme morno.

O último segredo da minha tortinha luxo-poder-cobiça é cobrir com um pouco de creme azedo gelado, que eu já ensinei aqui.

Essa aqui vai para o meu top 5 obra-prima categoria doce. E outra: muito simples, ó que beleza!?







Preparo:
Derreter o chocolate e/ou cacau com a margarina em fogo bem baixo. Quando estiver homogêneo, tirar do fogo (se você não fizer isso a torta carameliza, endurece). Juntar as gemas peneiradas e o açúcar, misturar bem e levar de volta ao fogo em banho-maria por aprox. 5 minutos. 
Colocar em forma untada apenas com óleo e levar ao forno médio, pré-aquecido, em banho-maria por 40 min.

2 comentários:

  1. Parabéns, amei a receita.
    Sou viciada nessa sobremesa, e farei amanhã para o meu filhote.

    ResponderExcluir
  2. estou fazendo...estou morando bem em frente ao farol da barra e não conheço esse ponto 3 - boteco do japa que voce comentou.
    Minha filha adora torta bulgara e se ela gostar vou ter que fazer toda semana com certeza!
    obrigada pelas dicas
    bjs
    Rita Zambelli

    ResponderExcluir