4 de jan. de 2011

Moussaka

Moussaka

1 kg de carne bovina moída, 1 maço de salsinha bem picada, 1 cebola média bem picada
1 colher (de café) de pimenta síria, 100 g de manteiga, 5 berinjelas grandes
½ kg de batatas cozidas e fatiadas, 5 xícaras (de chá) de óleo de soja, 2 colheres (de sopa) de extrato de tomates, ½ copo de água, 2 colheres (de sopa) de farinha de trigo,Sal a gosto, 1 litro de leite

Modo de Preparo:

Berinjelas: Cortar as berinjelas em fatias médias. Em uma frigideira, fritar as fatias no óleo quente até dourar. Deixar escorrer e reservar.

Carne moída: Em uma panela, refogar a carne com óleo, acrescentar a cebola e a salsinha. Quando a cebola murchar, salgar a gosto, acrescentar a pimenta síria. Em uma panela, dissolver o extrato de tomates na água e deixar levantar fervura. Misturar com a carne. Reservar.

Molho branco (bechamel): Aquecer a manteiga; acrescentar a farinha de uma única vez; refogar mexendo durante 5 minutos sobre fogo lento; acrescentar o leite quente mexendo continuamente até a ferver e engrossar; acrescentar o sal.

Montagem do Prato:
Em uma travessa, dispor em várias camadas alternadas as berinjelas em fatias, a carne moída e as batatas cozidas. Por cima de tudo, espalhar o molho branco e levar ao forno para gratinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário